Notícias e Informações
Voltar \ Vaticano escolhe Cascais para instalar sede de fundação para estudantes criada pelo Papa

Vaticano escolhe Cascais para instalar sede de fundação para estudantes criada pelo Papa

31 out 2019
Vaticano escolhe Cascais para instalar sede de fundação para estudantes criada pelo Papa

A vila de Cascais, no distrito de Lisboa, foi a localidade portuguesa escolhida pelo Vaticano para sediar a Fundação Scholas Occurrentes, que trabalha com jovens estudantes em todo o mundo, anunciou a autarquia. A Escola Conde Ferreira foi o edifício cedido pelo município para acolher a fundação, que foi criada pelo Papa Francisco.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Miguel Pinto Luz, a escolha da vila acontece depois de José María del Corral, o diretor da fundação, ter visitado a localidade “há cerca de ano e meio”, durante a realização das ‘Jornadas de Cidadania’, que reuniu em Cascais cerca de 300 jovens.

“Foi com enorme satisfação que vimos a vontade da Fundação Scholas Occurrentes de poder sediar em Portugal a sua atividade. Cascais imediatamente disse que sim. Na próxima semana terei oportunidade de estar no Vaticano com Sua Santidade a celebrar o acordo e falaremos em direto para a sede local, aqui numa antiga escola”, disse Miguel Pinto Luz, citado pela Lusa.

A Escola Conde Ferreira, próxima ao edifício da CMC, no centro histórico da vila, foi o edifício cedido pela autarquia para acolher a fundação. A comitiva do município será recebida na quinta-feira (21 de março de 2019) no Vaticano pelo Papa Francisco para celebrar a parceria entre a fundação e CMC.

“A fundação estará sedeada em Cascais e vai fazer trabalho no país todo. Cascais é só a sede da fundação que irá desenvolver o seu trabalho em todo o território nacional e noutros municípios. O facto de ser em Cascais não quer dizer que a fundação venha a fazer trabalhos somente em Cascais”, esclareceu o autarca. 

“Foi com enorme fascínio que vi o projeto que estão a fazer e que é a convicção plena que o Papa Francisco tem que os jovens de hoje são o futuro de amanhã. Sejam jovens católicos, budistas ou muçulmanos. Esta perspetiva que um Papa católico tem de que é urgente criar uma fundação para poder projetar, educar e guiar os jovens sejam eles de que credo forem, para garantir um futuro mais próspero a este planeta, que é de todos nós. É uma perspetiva muito inspiradora no mínimo”, acrescentou.

A Fundação Scolas Occurrentes foi fundada em agosto de 2013 e envolve quase 450 mil escolas e redes de ensino, estando presente em 190 países. Desde a sua fundação, tem vindo a estabelecer sedes em países dos vários continentes e esta será a primeira em Portugal.





Fonte: site Idealista - https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2019/03/15/39062-vaticano-escolhe-cascais-para-instalar-sede-de-fundacao-para-estudantes-criada-pelo

Veja Também